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E-commerce: como converter visitantes em clientes

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Atrair cada vez mais visitantes para o seu e-commerce é importante, mas é apenas o começo. Assim que chegarem, você precisa despertar o interesse deles e incentivá-los a explorar seu site.. Por fim, transformá-los em clientes. No entanto, converter visitantes em clientes pode ser um desafio para as lojas virtuais.

Saiba que seu site deve ser projetado, construído e mantido com a conversão em mente. É necessário manter uma estrutura que transmita claramente o valor da sua marca. Além disso, seu site deve ser fácil de navegar de modo que coloque os clientes no caminho da conversão.

Dicas para converter visitantes em clientes fiéis

A seguir, algumas dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce investindo em estratégias para converter os visitantes do seu site em clientes.

Mantenha a navegação simples

A partir do momento que alguém acessa seu site deve ser capaz de encontrar o que deseja e fazer uma compra com o mínimo de cliques possível. A navegação precisa ser intuitiva.

Então, pense no seu site como um outdoor da sua marca. Deve ser fácil encontrar informações nele, obter respostas para perguntas, navegar entre as categorias de produtos e fazer uma compra.

A maneira como você classifica e agrupa itens em seu site faz a navegação funcionar melhor. Quando feito da maneira certa, os visitantes podem encontrar facilmente o que precisam.

Um elemento importante para o sucesso é incorporar termos de pesquisa e usar palavras-chave eficazes. Não crie nomes difíceis para classificar os produtos. Se você vende vestidos, por exemplo, não os descreva como “vestidos elegantes”. Essa nomenclatura é muito básica para que os usuários possam encontrar o que procuram.

O ideal é basear suas decisões em pesquisas sobre o que funciona para outros e-commerces.

  • Analise os sites mais competitivos: explore outros sites em seu setor de mercado e veja quais tipos de palavras e frases eles usam. 
  • Reveja as classificações do Google: use o Google Trends para ver como as palavras ou termos do seu setor são classificados. O que as pessoas pesquisam pode inspirar você para uma melhor descrição dos seus produtos. Isso pode ajudá-lo a avaliar um termo em relação a outro para ver o que vai funcionar com seu público.
  • Estude seu tráfego: revise os resultados de pesquisa do seu site para ver como os visitantes estão navegando. Uma joalheria, por exemplo, pode descobrir que mais visitantes estão procurando “pingentes” ou “gargantilhas” em vez de “colares”.

Crie um ótimo destino para converter visitantes em clientes

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Para incentivar as pessoas a comprar é preciso oferecer um site informativo e relevante para atender suas necessidades e interesses. As páginas para as quais suas promoções os direcionam devem apresentar com destaque o item promovido e o preço anunciado.

Concentre-se nos seguintes elementos para converter visitantes em clientes:

  • Boas imagens: as imagens devem mostrar claramente seu produto de vários ângulos e permitir que o usuário clique e amplie para ver mais detalhes. Além disso, os vídeos devem ser curtos e diretos e mostrar exemplos de como seu produto é usado.
  • Desempenho eficiente: os menus do seu site devem ser fáceis de usar e incluir submenus para diferentes áreas. Os links devem carregar rapidamente e ser óbvios para o usuário, para que ele saiba onde clicar. 
  • Apelo à ação (CTA) forte: quando seus visitantes estiverem prontos para converter, torne mais fácil para eles comprarem com um botão de CTA em destaque, por exemplo: “Adicionar ao carrinho ou Comprar agora”.
  • Opiniões dos compradores: as opiniões das pessoas que já compraram podem ter um forte impacto em seus esforços para converter visitantes em clientes. Portanto, certifique-se de apresentar comentários e depoimentos.

Construir um relacionamento com os visitantes

Os novos visitantes têm maior probabilidade de se tornarem clientes fiéis se sentirem afinidade com sua empresa. Comece a construir um relacionamento com potenciais clientes antes que eles façam a primeira visita ao seu site. 

As redes sociais podem ser um ótimo lugar para você começar a saber mais sobre seus clientes e assim dar visibilidade ao seu negócio. Você pode ter um grande número de seguidores, mas nem todos serem clientes. Então incentive-os a interagir publicando conteúdo de qualidade.

Saiba mais: Reter clientes e fidelizá-los: 7 maneiras infalíveis

Aqui estão algumas ideias para converter visitantes em clientes:

  • Reúna as informações de contato do visitante: os formulários podem ser usados ​​para coletar informações sobre os visitantes do seu site. Além disso, é um meio de incentivá-los a optar por receber e-mails e outras comunicações suas. Isso o ajudará a construir uma lista de contatos de pessoas interessadas em receber notícias sobre sua empresa. A captação de leads é a base para uma estratégia de marketing por e-mail.
  • Envie mensagens de boas-vindas: depois que alguém opta por receber seus e-mails, uma série de e-mails de boas-vindas pode apresentá-los à sua marca. Uma boa dica é incluir uma oferta especial para incentivar a primeira compra. Em seguida, você pode enviar e-mails automatizados para se comunicar com eles em pontos importantes da jornada do cliente.
  • Responda de acordo com o comportamento do cliente: outros tipos de e-mails automatizados podem ser acionados pelas ações de seus clientes, oferecendo a eles mensagens relevantes. Isso pode incluir recomendações de produtos com base no tipo de itens que alguém visualizou anteriormente. Ou e-mails sugerindo produtos mais vendidos que eles podem gostar.

Mais algumas ideias

  • Use pesquisas: todo mundo gosta de ser questionado sobre suas opiniões. É fácil criar uma pesquisa perguntando a seus clientes em quais tipos de produtos ou categorias eles estão mais interessados. Isso pode ajudá-lo a entender melhor o que eles desejam e melhorar a segmentação futura. As pesquisas são ótimas para descobrir novas oportunidades para o seu negócio.
  • Ofereça incentivos: para encorajar as primeiras, e subsequentes, compras, ofereça benefícios adicionais com base nos níveis de gastos dos clientes. Por exemplo, você pode promover o frete grátis com um determinado valor gasto ou uma porcentagem de desconto com base no valor total da compra. As ofertas especiais também podem se estender a compras futuras. Por exemplo, se um cliente gastar R$ 150 hoje, ele poderá receber um crédito de R$ 50 em sua próxima compra.

Aproveite todas as oportunidades

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Mesmo que seus clientes não comprem hoje, ainda há maneiras de incentivá-los a comprar. É importante encontrar maneiras de envolver seus clientes em tempo real para que você possa responder de uma forma que pareça relevante e autêntica.

Conectar seus dados de contato em um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) o ajudará a organizar o que você conhece e ver padrões em seus dados. Esses dados podem ajudá-lo a segmentar seus clientes, criar mensagens personalizadas relevantes para suas necessidades e fazer com que eles convertam.

Use essas ferramentas para maximizar todas as suas oportunidades de vendas:

  • Automatizações de carrinho abandonado: quase 70% dos compradores de comércio eletrônico abandonam seus carrinhos antes de finalizar a compra. Se alguém visita seu site e colocar algo no carrinho, mas não seguir até o fim, um e-mail de carrinho abandonado pode ser gerado automaticamente para lembrá-lo de retornar e fazer a compra.
  • Anúncios de retargeting: mantenha as pessoas interessadas mesmo depois de saírem do seu site com anúncios de retargeting no Facebook, Instagram e Google. Eles podem lembrar os visitantes de voltarem ao e-commerce quando estiverem prontos para comprar. Além disso, o ajudará a recuperar as vendas perdidas.
  • Pesquisa paga: a pesquisa paga traz tráfego de qualidade para o seu site, uma vez que é baseada na demanda do consumidor e pode ser valiosa para engajar visitantes antigos e novos. Use um equilíbrio entre anúncios de texto e de lista de produtos para maximizar as oportunidades de pesquisa e direcionar o tráfego.
  • Críticas e recomendações: com as automações de acompanhamento, você pode pedir aos clientes que compartilhem o que acharam de suas compras, criando um conteúdo valioso para o seu site. E, como bônus, você pode compartilhar recomendações de outros produtos que esses clientes possam gostar quando você solicitar uma avaliação.

Ao abandonar o carrinho em sua loja virtual, as pessoas podem simplesmente ter se esquecido de concluir a compra. Assim sendo, essas táticas podem trazê-los de volta ao seu site para fechar o negócio.

Quando alguém acessar sua página inicial, deve visualizar um conteúdo atualizado. Você não quer que eles sejam recebidos por promoções de verão em agosto, certo? Também não quer parecer insensível se seu site não estiver refletindo o que está acontecendo atualmente em seu setor de mercado.

Para converter visitantes em clientes torne a comunicação simples

A comunicação é a base de qualquer bom relacionamento. Assim os clientes são mais propensos a se envolver com o seu site, e converter, se souberem como entrar em contato com você.

Apresente de forma clara todas as suas informações de contato, incluindo seu número de telefone, endereço de e-mail, links de mídia social e endereço físico, se você também tiver uma loja física. 

Uma função de chat também pode ser útil para responder perguntas simples de forma rápida e eficiente. Tenha um padrão 5 estrelas de comunicação e suporte ao cliente.

Depois que os visitantes entram nas categorias, o desafio passa a ser dar a eles o que desejam. É aqui que entram os filtros. É mais provável que os clientes fiquem mais tempo em seu site usando filtros eficazes, como preço, cor, classificação e tamanho. 

Alguns exemplos podem ser:

  • Novidade: faça com que seus itens mais novos sejam a primeira coisa que seus clientes veem.
  • À venda: os visitantes sempre ficam de olho em bons negócios, e é por isso que os descontos podem ser muito atraentes.
  • Em estoque: é uma decepção quando o cliente identifica um item perfeito, mas vê que ele está esgotado. Evite esse problema, mantendo os itens anunciados em estoque.

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