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Reter clientes e fidelizá-los: 7 maneiras infalíveis

reter clientes

Então, o que você está fazendo para reter clientes e mantê-los fiéis a sua empresa? Já pensou em implantar um programa de fidelidade, oferecer descontos ou outro benefício? Saiba que os consumidores gostam de receber algum estímulo para a compra. 

Matemática de retenção de clientes

Saiba que custa mais adquirir um novo cliente do que manter um existente. É por isso que cultivar um relacionamento com seus clientes logo após a compra é fundamental. Uma das maneiras mais fáceis de expandir seus negócios é manter seus clientes atuais ativos.

Então, vamos supor que a empresa ‘A’ tenha 1.000 clientes e retém 90% deles ano após ano. A empresa ‘B’ também tem 1.000 clientes, mas retém apenas 80%. Ambas as empresas estão adicionando novos clientes a uma taxa de 20% ao ano. A empresa ‘A’ terá uma taxa de crescimento líquida de 10%, enquanto a ‘B’ não terá expandido sua base de clientes. 

Ao observar isso ao longo de vários anos, verá que a taxa de retenção aumenta anualmente. Assim, ao final de nove anos, a empresa ‘A’ terá duplicado o número de clientes, enquanto a empresa ‘B’ terá apenas 700 clientes de 1.000.

Geralmente os clientes fieis gastam mais do que os clientes recém chegados. A fidelização de clientes é fundamental para o crescimento de uma empresa. 

Conheça agora 7 maneiras de reter clientes

1 – Programa de fidelidade amigável

Os clientes adoram participar de um grupo de fidelidade ou de um programa. Isso faz com que eles se sintam da família da empresa. Mas ninguém gosta de um processo de inscrição complicado. Portanto, mantenha seu programa o mais simples possível. 

Para torná-lo mais interativo faça uma chamada de ação. Por exemplo: “Inscreva-se agora e ganhe um cupom de desconto no valor de $$” ou “Ganhe 20% de desconto no seu aniversário”. Você também pode usar um sistema simples de pontos e recompensa. Benefícios não-financeiros sempre fazem o cliente sentir que está economizando dinheiro.

Quando o cliente gosta do seu produto ou serviço, é natural que converse com um grupo de amigos sobre ele e indique sua empresa. Essa é uma maneira de converter clientes em potencial em clientes reais. Ao fornecer um programa de fidelidade amigável, você está realmente fornecendo um incentivo para o seu cliente sem muito trabalho duro. 

2 – Para reter clientes é preciso envolvê-los

Manter seus clientes envolvidos em seu negócio é sempre uma boa ideia. Isso significa simplesmente dar-lhes ouvidos. Os melhores críticos para o seu produto ou serviço são os seus clientes. Eles também são aqueles com a opinião honesta sobre como melhorar o seu negócio. Ouvi-los, receber feedback e implementá-lo será um longo caminho, mas vale a pena. 

3 – Melhorar a experiência em vez de apenas vender

Embora, é claro, o objetivo de cada negócio seja aumentar as vendas, concentre-se no seu produto. Este é o seu negócio e você obviamente acredita nele. Tenha conhecimento total do seu produto e saiba quais são as necessidades do seu nicho de mercado. 

Ouvindo os seus clientes, tendo o seu feedback, fornecendo serviços para mantê-los felizes, mostra o quanto você se preocupa com as pessoas que está atendendo.

4 – Reter clientes consiste também em dizer obrigado

É óbvio, mas funciona. Os clientes gostam de se sentir apreciados, especialmente se eles gastaram muito dinheiro em compras na sua empresa. Há várias maneiras de agradecer. É fácil se for pessoalmente. Mas, se você tiver uma loja online poderá incluir uma nota de agradecimento na entrega do produto ou enviar uma mensagem por e-mail. Portanto, é preciso demonstrar apreciação pelo cliente.

5 – Receba feedback do cliente

Pedir feedback (resposta) sobre a experiência de um cliente ou sobre a qualidade do produto mostra que você está procurando maneiras de melhorar. Quando a empresa demonstra que valoriza a opinião do cliente tende a ser mais prestigiada.

É preciso saber responder de uma forma que atenda suas expectativas como consumidor. Uma boa ideia é enviar uma pesquisa de satisfação diretamente para seus clientes. Com isso, você não apenas obterá um feedback valioso para ajudar a melhorar seu negócio, mas também manterá sua empresa na mente dos clientes.

6 – Mantenha um canal de comunicação aberto

Entre em contato com seus clientes regularmente. Seja através de um boletim informativo, um cupom de desconto ou um convite para algum evento. As pessoas têm curiosidade em saber de novos produtos, serviços, descontos, promoções, etc. 

Portanto, mantenha um bom relacionamento com seus clientes por meio de um canal de comunicação eficiente. Por exemplo, enviar um cartão no dia do aniversário do cliente também é uma ótima ideia. Isso demonstra que sua empresa não se preocupa apenas em vender. As pessoas respondem positivamente a isso porque se sentem valorizadas e importantes. 

É fundamental manter uma comunicação frequente. De fato, essa é uma maneira de reter clientes. É preciso sempre mantê-los informados, solucionar dúvidas depois da compra, reforçar o motivo pelo qual estão negociando com sua empresa e fazê-los sentirem-se parte do seu negócio para que queiram voltar de novo.

7 – Atendimento ao cliente

Por fim, mantenha os clientes satisfeitos. Dessa maneira poderão dizer a outras pessoas como foram bem tratados. Ofereça níveis de serviço mais altos para superar as expectativas deles.

Isso inclui fornecer resposta imediata, bem como entregar o produto dentro do prazo com tudo que foi prometido antes e depois da venda. Ótimos serviços prestados tem o poder de reter clientes e fidelizá-los.

Veja também: Como criar página de produto que vende

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