Você pode passar horas trabalhando na divulgação de seus produtos ou serviços, mas para obter resultados satisfatórios, tudo se resume a um fator-chave: sua capacidade de atrair novos clientes e retê-los por um longo tempo.
Isso pode parecer simples, mas para muitos empreendedores, é algo incrivelmente desafiador. Então, se você não está conseguindo atrair novos clientes, é possível que esteja falhando em suas estratégias de marketing.
Neste artigo vamos mostrar 15 maneiras infalíveis de adquirir novos clientes, mas primeiro…
Qual é o custo de aquisição de um novo cliente?
Custo de aquisição do cliente (CAC) é o custo total de vendas e marketing necessário para ganhar um novo cliente durante certo período de tempo. Isso é importante porque atribui valor real aos seus esforços de marketing e permite que você avalie o seu retorno sobre o investimento (ROI).
Portanto, se uma empresa gastou R$ 300 mil em vendas e marketing e gerou 300 novos clientes em um trimestre, o custo de aquisição do cliente seria de R$ 1 mil.
Nota: O custo total de marketing inclui todos os programas, softwares e gastos com marketing, bem como salários, comissões, bônus e despesas gerais associadas à aquisição de novos leads e clientes dentro do período de tempo que você está analisando (mês, trimestre, ano).
Conheça agora 12 maneiras de atrair novos clientes.
1 – Marketing de conteúdo
O conteúdo é a base da publicidade, porque uma vez publicado (post em blogs, e-books, vídeos, etc.) é possível promovê-lo através de vários canais como e-mail marketing, redes sociais etc. Além disso, ele também gera cerca de 3x mais leads do que outros métodos de marketing e custa 62% menos.
A publicação consistente de novos conteúdos mantém sua empresa relevante e mostra aos clientes em potencial que você está ativamente envolvido com seu nicho de mercado. Certamente, isso é crucial em um mundo repleto de propaganda enganosa, o que faz diminuir a confiança do cliente.
2 – Publicidade altamente direcionada
Se você não está gerando o número de novos clientes que deseja, ou clientes qualificados o suficiente, defina e redefina seu público-alvo nos mínimos detalhes:
- Onde é que eles vivem?
- Quantos anos eles tem?
- O que eles fazem para viver?
- O que eles gostam e não gostam?
- Que problemas eles têm e como seu produto ou serviço pode ajudar?
O que acha de resgatar clientes inativos? Embora possa parecer retenção de clientes, não aquisição, não é necessariamente o caso. Se já se passaram anos desde a última vez que um cliente esteve ativo, muitas empresas não vêem mais essa pessoa como um cliente existente.
No entanto, trazê-los de volta para o seu negócio é como readquiri-los como um novo cliente. Use qualquer informação antiga que você tenha sobre eles (e-mail, número de telefone, endereço, etc.) e entre em contato com uma oferta irresistível para fazer uma venda novamente.
Veja também: Reter clientes e fidelizá-los: 7 maneiras infalíveis
3 – Desenvolva parcerias de negócios
De fato, nem todos em seu setor são concorrentes. Provavelmente, existem vários negócios complementares em seu nicho, com bases de clientes semelhantes.
Considere as empresas e integrações de SaaS, por exemplo. As integrações possibilitam que o software se comunique entre si e envie dados de um lado para outro. Sem esse recurso, coletar e compartilhar dados de leads seria muito mais difícil, e você poderia perder negócios como resultado.
Por exemplo, se você comercializa e distribui softwares, ou seja, é uma empresa de SaaS, pode preferir estabelecer uma parceria com o MailChimp (e-mail marketing) e Salesforce (CRM). Isso porque ambos são duas das soluções mais populares em seus respectivos setores. O problema é que você preferiu não trabalhar com o Zoho (outra solução de CRM).
Mas, você descobre por meio de pesquisas que 40% de seus clientes potenciais usam MailChimp com Zoho e apenas 15% usam Salesforce. Aqui, você pode estar perdendo clientes em potencial simplesmente pelo fato deles preferirem o Zoho como CRM.
Isso não quer dizer que você não possa desenvolver uma parceria de negócios com a Salesforce. Mas, sem dúvida, a Zoho como parceira pode ajudar muito a atrair mais clientes.
4 – Crie uma página de destino para atrair novos clientes
Seu site pode parecer profissional e oferecer muitas informações úteis para os visitantes, mas ele gera novos leads e tem potencial de atrair novos clientes?
É essencial que, além do seu site, você também tenha páginas de destino dedicadas a capturar informações de contato de potenciais clientes. Como você tem menos de cinco segundos para prender a atenção deles, use as melhores táticas possíveis.
Um título que chame a atenção e um botão de CTA (chamada para ação) são apenas alguns exemplos a seguir.
Veja também: Como criar página de produto que vende
5 – Concentre-se nos benefícios do seu produto
Destacar os benefícios do seu produto é uma maneira mais direta de se relacionar com seus clientes e mostrar a eles o que ganharão escolhendo sua empresa em vez de outra.
Liste os recursos brevemente, mas concentre-se principalmente nos benefícios. Pense nos problemas do seu cliente e vá fundo para explicar como o seu produto resolve esses problemas. Isso ajudará você a se destacar e mostrar aos clientes o que torna seu negócio único.
Saiba mais: E-commerce: como converter visitantes em clientes
6 – Esteja presente nas redes sociais para atrair novos clientes

Se você não está presente nas redes sociais, está perdendo um grande mercado do qual seus concorrentes provavelmente já estão aproveitando. Conheça alguns dados:
- Um usuário médio da Internet tinha 3 contas de mídia social em 2012, e agora a média supera 5 contas.
- 97% dos adultos (de 16 a 64 anos) fazem login em pelo menos uma rede social por mês.
- O acesso a redes sociais e o envio de mensagens instantâneas representam cerca de 1 em cada 3 minutos gastos na internet.
- Mais de 3 milhões de empresas anunciam no Facebook.
Ter uma presença nas redes sociais não precisa ser caro. A criação de uma conta comercial no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube é gratuita. Simplesmente participe de discussões e grupos que pertencem ao seu setor. Forneça respostas úteis a perguntas e insights sobre várias postagens para se tornar conhecido.
Além da participação em grupos, ganhar seguidores é ainda mais importante. A maioria dos usuários da Internet, em todas as gerações, tem mais probabilidade de comprar de empresas que seguem nas redes sociais.
Nem todos os seus seguidores se converterão em clientes, mas quanto mais seguidores você ganhar, maior a chance de atrair novos clientes.
7 – Ofereça ofertas e promoções
As pessoas adoram descontos porque economizam dinheiro e sentem que estão tendo acesso a algo exclusivo e limitado. Algumas ideias para oferecer ofertas e promoções incluem:
- Usar suas redes sociais para promover cupons de desconto.
- Criar uma campanha de gotejamento de e-mail que recompensa os assinantes com uma oferta exclusiva.
- Liquidar itens encalhados em estoque.
As campanhas promocionais de maior sucesso também inspiram o compartilhamento. Quando as pessoas compartilham ofertas com seus familiares e amigos, é mais provável que se interessem.
Isso porque a sugestão vem de alguém que conhecem e confiam, em vez de um anúncio de uma marca desconhecida. Isso os torna mais propensos a se interessar pela oferta e continuar compartilhando com outras pessoas.
8 – Apresente depoimentos de outros clientes
Uma das melhores maneiras de atrair novos clientes é divulgar os existentes. Quando você tiver avaliações de clientes que obtiveram uma experiência particularmente positiva, peça que eles publiquem um depoimento em seu site.
Um bom depoimento é a prova de que você cumpre suas promessas e ajuda os clientes em potencial a se sentirem mais seguros na hora da compra.
9 – Acompanhe a concorrência
Monitorar ativamente as táticas de marketing, backlinks e tráfego do concorrente, web design, menções sociais, produtos ou serviços, etc, é a melhor maneira de se manter à frente do jogo.
Isso pode ser especialmente útil na aquisição de novos clientes potenciais, pois coloca seu negócio em uma posição privilegiada para mergulhar e capitalizar quaisquer oportunidades.
Por exemplo, se você sabe que um concorrente lançou uma iniciativa impopular, como um aumento de preço, por exemplo, pode ser o momento perfeito para oferecer descontos para atrair clientes insatisfeitos.
10 – Programa de recompensas para atrair novos clientes
Qual a melhor maneira de atrair novos clientes do que usar os existentes? Mas, em vez de depender dos clientes existentes para divulgar sua marca por conta própria, incentive-os com um programa de recompensas.
O incentivo pode ser um presente físico ou um crédito, apenas certifique-se de que seja valioso para eles. Você não pode esperar referências valiosas de clientes sem oferecer algo valioso em troca.
Independentemente do que você escolher, certifique-se de especificar todos os termos antecipadamente.
11 – Otimize seu site para SEO

O SEO complementa os esforços de marketing otimizando o conteúdo e tornando mais fácil para o seu público-alvo encontrá-lo. Ter uma boa classificação no Google é o objetivo final aqui.
As práticas recomendadas de SEO envolvem a criação de conteúdo indexável que os mecanismos de pesquisa possam ler, tais como:
- Incluir sua palavra-chave / frase primária no título
- Adicionar texto alternativo relacionado às suas imagens
- Envio de transcrições de vídeo e áudio
- Inserir links internos e externos nas publicações do seu blog
- Acelerar o tempo de carregamento da página
SEO é um método popular de aquisição de clientes porque é relativamente econômico. Na verdade, o SEO e o crescimento orgânico têm se mostrado a prioridade número um do inbound marketing para muitas empresas.
12 – Teste A / B de tudo
O teste A / B é crucial para determinar quais estratégias e componentes de campanha produzem o maior número de conversões.
Para obter o máximo de seus esforços de teste A / B faça o seguinte:
- Marque cada novo teste no Google Analytics
- Determine um prazo padrão de quanto tempo você executa cada teste e quantos visitantes devem experimentar as duas versões
- Passe para o próximo elemento para testar
- Repita conforme necessário
É importante testar cada faceta de sua campanha ou estratégia. Quanto mais você souber sobre o desempenho de suas táticas de marketing, mais controle terá sobre os resultados finais.
Agora que você já sabe como atrair novos clientes, como você os retém?
Manter um fluxo constante de clientes recorrentes é igualmente importante. Aqui estão alguns motivos para focar na retenção de clientes tanto quanto na aquisição:
- O custo de aquisição de novos clientes versus retê-los é 5 vezes maior
- Aumentar a retenção de clientes em 5% pode aumentar a receita em 25% ou 95%
- A probabilidade de venda para clientes existentes e novos clientes é de 60% e 20%, respectivamente
- 90% dos consumidores satisfeitos comprarão novamente
As estratégias de retenção de clientes variam com base no modelo de negócios, público, recursos e muito mais, mas aqui estão várias qualidades-chave que todos eles devem ter:
Conveniência
É difícil ignorar algo quando está disponível na ponta dos dedos, portanto, torne seus produtos e serviços o mais acessíveis possível. Identifique os desejos e comportamentos de seus clientes para tornar sua oferta imbatível.
Altruísmo
Às vezes, uma marca inspira a lealdade do cliente com suas crenças, em vez de suas táticas de vendas. Muitos consumidores estão focados nos efeitos altruístas e ambientais de seus hábitos de compra, porque fazer o bem é muito importante para eles. Então encontre algo que interesse às pessoas e posicione sua marca em torno disso.
Personalização
Realize o atendimento ao cliente com um toque humano autêntico. Mostre que você se importa identificando as personas do seu público, comunicando-se com eles em seus canais preferidos. Além disso, é importante adicionar personalidade a cada interação.
Não perca clientes
Por fim, cada empresa precisa adquirir novos clientes para manter seus negócios funcionando perfeitamente. Portanto, implemente estratégias de marketing eficientes para tornar seu negócio um sucesso.