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Como atrair mais clientes com o Cross Marketing

Cross marketing

Já pensou em fazer uma parceria entre marcas? Estamos falando de cross marketing. Essa é uma forma eficaz de ampliar as vendas e atrair cada vez mais clientes. Trata-se de um tipo de marketing que requer um orçamento pequeno. De fato, quando as empresas encontram parceiros ideais, novas oportunidades de negócios surgem para promover ambas com um gasto mínimo. 

Portanto, para exemplificar, o cross marketing ocorre quando duas ou mais empresas trabalham juntas para vender produtos ou serviços com o objetivo de atrair novos clientes. Um exemplo dessa estratégia de marketing é quando uma empresa de creme dental faz parceria com uma marca de escovas de dente.

Um novo cliente do creme dental pode precisar de uma escova de dentes nova, e vive-versa. Então, se você deseja que seus produtos ou serviços alcancem um público-alvo maior sem prejudicar seu orçamento de marketing, considere criar uma estratégia de cross marketing com outra empresa. A seguir, algumas dicas.

Escolha o parceiro certo

Antes de mais nada, você conhece alguma empresa que tenha produtos ou serviços que complementem o seu, sirva a um público-alvo semelhante e compartilhe da sua mesma ética empresarial? 

Então, para encontrar parceiros de cross marketing, comece examinando setores que tenham como alvo o mesmo mercado que o seu, mas é importante que não concorram com o seu negócio. Por exemplo, um contador tem muitos parceiros que não são concorrentes, como consultores financeiros. 

Os dois estão procurando o mesmo tipo de clientes, e ambos se beneficiam de referir um ao outro, já que nenhum deles está competindo pelos mesmos serviços. Outro exemplo de cross marketing é oferecer um desconto na compra se os dois serviços ou produtos forem utilizados pelo cliente. 

Outro tipo de parceria promocional pode ser entre uma confeitaria e uma empresa de eventos. Ambas não competem, mas têm o mesmo mercado. Definitivamente, uma parceria desse tipo aumenta a eficácia de uma campanha de marketing e impulsiona as vendas. 

Quando você encontrar o parceiro de negócios ideal, redija o contrato descrevendo os deveres e responsabilidades financeiras de cada um. Aliás, quanto melhor você definir expectativas e maneira como os resultados serão medidos, melhor será a experiência.

Desenvolva uma boa promoção

Cross marketing

O céu é o limite quando se trata de colaborar e aproveitar os pontos fortes uns dos outros para criar promoções incríveis. Um exemplo de cross marketing bem-sucedido é organizar um evento. Várias empresas que se complementam podem reunir seus recursos para oferecer um workshop. O tipo de promoção que você escolherá depende do seu setor de mercado e do público-alvo. 

Saiba mais: Como atrair novos clientes? 12 estratégias eficazes

Falem o mesmo idioma

Quando duas empresas perseguem metas diferentes e não têm uma mensagem unificada, correm o risco de confundir clientes e potenciais clientes. De fato, incentivar alguém a visitar duas empresas desconectadas ou oferecer descontos em dois produtos não relacionados não faz sentido. Em vez disso, verifique se há uma conexão clara ou sequência lógica.

Por exemplo: “Gaste X no negócio A e pegue uma casquinha de sorvete grátis na lanchonete ao lado”. Compartilhar clientes entre marcas complementares é muito mais econômico do que anunciar em redes sociais.

Veja também: Por que você precisa contratar uma agência de marketing digital?

Benefícios do Cross Marketing

Cross marketing

Certamente, um dos maiores benefícios do Cross Marketing é aumentar as vendas sem a necessidade de custos extras. Normalmente, se uma empresa quiser aumentar seu público, precisará gastar mais dinheiro para ampliar o volume de publicidade. No entanto, com o cross marketing, a parceria com outra empresa pode aumentar seu público sem custo extra. 

Isso pode ser feito de forma conjunta, na qual as duas empresas entregam a mesma mensagem a clientes novos e existentes. Dessa forma, em vez de cada empresa entregar sua própria mensagem diferente ao mesmo mercado-alvo, ambas podem combinar esforços de marketing em uma única campanha. 

Quando duas empresas se combinam de fazer cross marketing, é um ganha-ganha para ambas as partes. Como nenhuma empresa concorre com a outra, as duas ganham ao vender para um novo cliente em potencial. O novo cliente provavelmente desejará ambos os serviços ou produtos, especialmente se estiverem posicionados em um único pacote integrado. 

Isso pode ser feito através da incorporação de produtos, que é uma técnica muito comum e eficaz. Esse tipo de estratégia também é uma excelente maneira de aumentar o valor da marca. Portanto, se uma das empresas tem uma marca muito mais reconhecida, a empresa menor se beneficia imediatamente de estar associada a ela. 

Isso também pode aumentar o valor da marca em nichos nos quais a outra empresa não tem reconhecimento de marca. Digamos que uma ONG peça ao chefe de uma clínica médica local para falar em um evento público. Assim a prática médica imediatamente ganha valor de marca. 

A ONG também ganha valor de marca demonstrando que uma prática médica bem estabelecida apóia seus esforços. Por meio do cross marketing também é possível aumentar o valor da marca. 

Confira mais algumas dicas de cross marketing para aplicar na sua empresa

– Mostre a seus clientes a importância e benefícios dos produtos ou serviços conjuntos;
– Ofereça descontos na compra de produtos conjugados;
– Coloque mensagens promocionais de ambas as empresas no balcão da loja, nas redes sociais e na sala de espera;
– Incentive sua equipe a mencionar porque seus produtos e de seu parceiro são os melhores;
– Faça campanhas em conjunto com outra empresa, usando cartazes, panfletos, outdoor, e-mail marketing, também promova ofertas especiais para os produtos uns dos outros;
– Produza um evento na outra empresa para promover ambos os produtos e serviços. Além disso, demonstração ou palestras também são estratégias de marketing atrativas.

Por fim, o cross marketing é vital para o crescimento da sua base de clientes. Quando feito corretamente, oferece um método criativo e estratégico para distribuir sua mensagem.

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